Hospedagem de Sites

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da UNIFAL-MG oferece aos seus alunos e professores o serviço de hospedagem de sites. Cada aluno ou professor pode ter seu site hospedado dentro de seu diretório home padrão, o seu UserDir.

Dois servidores do BCC oferecem este serviço. O servidor Turing oferece o serviço de hospedagem de sites para os alunos do BCC e o servidor Godel oferece o serviço para os professores do curso.

Endereço dos servidores:

Nome do Servidor Endereço de dominio ou host
IP do host
Destinado à
Turing www2.bcc.unifal-mg.edu.br 200.131.225.141 Alunos do BCC
Godel www.bcc.unifal-mg.edu.br 200.131.225.140 Professores do BCC

Nos dois servidores citados acima, o ‘usuário’ deverá ter uma conta criada neste servidor. Se você é aluno ou professor do BCC e ainda não tem sua conta criada nestes servidores, procure a equipe técnica do BCC.

Para que você possa hospedar facilmente o seu site no servidor do BCC, conecte via SSH em um dos servidores acima com sua conta de usuário e crie o diretório public_html dentro de seu UserDir. Exemplo:

 mkdir /home/usuario/public_html

Este diretório public_html criado deve ter permissão de leitura, escrita e execução para o próprio usuário e de leitura e execução para os demais.

Após criado o diretório você já pode transferir suas páginas para o servidor. Veja como fazer isto através do tutorial transferência de arquivos.

Dependendendo de como suas páginas foram construídas, poderá ser necessário criar uma base de dados no MySQL. Para isto, siga as orientações do tutorial sobre o MySQL ou procure a equipe técnica do BCC.

O endereço de acesso ao seu site conterá o caracter “~” antecedendo sua conta de usuário. Ficará:

http://[domínio ou host]/~[usuario]

onde [usuario] é o nome do usuário e [domínio ou host] deve ser o nome da máquina com o domínio ou o seu IP.

Exemplo de sites hospedados pelo BCC: