Windows

Existem vários clientes, comerciais ou não, disponíveis para o uso do SSH. O CIC recomenda o uso do SSHSecureShellClient, um cliente livre para uso não comercial.

Para instalar este cliente em sua máquina, baixe o arquivo SSHSecureShellClient.exe e execute-o. Siga as orientações do instalador com a configuração padrão.

Após a instalação do programa, execute o cliente através do ícone “SSH Secure Shell Client” no Desktop, ou através do menu “Iniciar”.

1. Na janela do programa, acesse o menu “File” → “Quick Connect”.

2. Um pop-up será aberto, perguntando o nome do servidor ao qual você deseja conectar (Host Name), o seu usuário na rede remota (User Name), a porta de acesso no servidor (Port Number) e o método de autenticação (Authentication Method). Preencha os campos necessários como o nome ou o ip do servidor, a porta do serviço e o seu usuário no BCC. Clique em “Connect”.

3. Se esta for a sua primeira conexão ao servidor, um outro pop-up será aberto, informando a chave pública do host remoto. Clique em “Yes” para adicionar a chave ao seu conjunto de chaves conhecidas.

4. Em seguida, outro pop-up será aberto, requisitando a sua senha no servidor remoto. Digite sua senha do BCC e clique em “OK”.

Se você informou o usuário e senha corretamente, sua conexão está pronta. Você tem agora um shell dentro da rede do BCC.

Veja como utilizar SSH no Linux.