Compartilhamentos

Na rede do BCC estão disponíveis algumas pastas compartilhadas. Elas são mapeadas automaticamente no Windows para todos os usuários da rede.

Veja mais sobre as pastas compartilhadas no Windows.

Veja mais sobre as pastas compartilhadas no Linux.

Estas pastas compartilhadas são: HOMEs, REPOSITÓRIO, PÚBLICO e LIXEIRA. Segue abaixo suas finalidades:

HOME* ( /home  ): Representa o compartilhamento do diretório /home de cada usuário na rede. Nele os alunos poderão disponibilizar seus arquivos e suas pastas, mantedo-os na rede e acessíveis de qualquer estação.

PÚBLICO ( /home/publico ): Compartilhamento público de uso geral, com permissões de acesso de “leitura e gravação”, destinado entre outras coisas para troca de arquivos entre os usuários da rede. Utilize este compartilhamento com “bom senso”, retirando dele arquivos desnecessários,  pois o mesmo estará sendo monitorado e seus dados apagados de tempos em tempos sem aviso prévio para evitar lotação do sistema de arquivos no servidor.

LIXEIRA* ( /home/lixeira ): Compartilhamento que visa melhorar a integridade e segurança dos dados. Cada conta de usuário no sistema terá sua própria LIXEIRA, que armazenará todos os arquivos deletados por este usuário, prevenindo a remoção acidental de arquivos. Este LIXEIRA está configurada no LINUX e é independente da LIXEIRA fornecida pelo Windows. Você mesmo poderá esvaziar sua lixeira quando achar necessário.

REPOSITÓRIO ( /mnt/repositorio ): Compartilhamento destinado a armazenar versões de programas e/ou sistemas operacionais de uso geral. Desta forma o(a) aluno(a) que se interessar poderá copiá-los em pen drive, hd externo ou mesmo gravá-los em um CD ou DVD para uso futuro. Isto evita que o mesmo programa ou sistema seja baixado da internet mais de uma vez por vários alunos, economizando largura de banda de nossa rede/internet. As permissões de acesso a este compartilhamento serão de “somente leitura”, ou seja, os usuários somente poderão ler a partir do compartilhamento, não poderão gravar.

Caso algum aluno(a) tenha necessidade de baixar algum outro programa ou sistema deverá fazer um pedido encaminhando um e-mail para: fabiano@bcc.unifal-mg.edu.br com o pedido e a justificativa de utilização do mesmo, informando também a versão e a arquitetura (32 ou 64 bits) do programa ou sistema pretendido. Assim que o pedido for recebido, ele será analisado pela CGI (Comissão de Gestão de Informática) e se aprovado pela CGI, ele será baixado e disponibilizado neste compartilhamento para todos os usuários.

Os programas ou sistemas fornecidos pela Microsoft por meio da MSDN AA e disponibilizados neste compartilhamento estarão sujeitos às regras do contrato com a Microsoft. Não é permitido o uso de qualquer software deste programa para fins administrativos ou comerciais. Também não é permitido que se distribua os softwares adquiridos. Estes são de uso pessoal e intransferível e poderão ser usados somente enquanto o aluno tiver vínculo com esta instituição.

 

* Compartilhamentos sujeitos a limites de quotas por usuários. Padrão de quotas atual: 300 MB por usuário.