Monografia Mateus Neves Barreto

Uma Abordagem Híbrida Para Identificação de Padrões de Escoamento Bifásico

Título [PT]: Uma Abordagem Híbrida Para Identificação de Padrões de Escoamento Bifásico
Autor: Mateus Neves Barreto / Orientador: Prof. Dr. Ricardo Menezes Salgado
Palavras-Chave [PT]:Sistema de Suporte à Decisão. Escoamento Bifásico. Modelos Inteligentes. Ensembles. DSS. Framework Inteligente para Escoamento

Área de concentração:
Titulação:

Banca:
Prof. Dr. Ricardo Menezes Salgado (Orientador)
Prof. Msc. Luiz Eduardo da Silva
Prof. Msc. Flavio Barbieri Gonzaga

Resumo:

Sistemas de suporte à decisão ou Decision Support Systems (DSS) são sistemas capazes de auxiliar grandes linhas de produções além de tarefas que apresentam riscos e muitas outras atividades que requerem alto teor de confiabilidade. A utilização dos DSS é feita em setores que necessitam de otimizações e também em setores que possuem acesso limitado. Um exemplo que pode ser citado é a extração do petróleo, geralmente feita em alto mar em grandes profundidades. Seria impossível o exercício desta atividade sem a utilização de um DSS.

A proposta deste trabalho foi desenvolver um Sistema de classificação de padrões acoplado a um DSS específico para o escoamento bifásico vertical e horizontal, baseado em um combinador de algoritmos inteligentes (ensemble). As técnicas de Inteligência Artificial (IA) utilizadas no combinador foram: as Redes Neurais Artificias (RNAs); Algoritmo de KVizinhos e o algoritmo Support Vector Machines (SVM). A base de dados utilizada foi fornecida pelo Laboratório de Fenômenos Multifásicos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp.

A classificação dos dados verticais e horizontais, utilizando a metodologia ensemble, teve entre 96 a 100% de acerto quando vistos separadamente e aproximadamente 91% de acerto para os conjuntos compostos pelos dois tipos de dados, o que demonstra a alta confiabilidade do DSS proposto. A confiabilidade observada está relacionada também ao fato de que um sistema bem projetado e com interfaces amigáveis, fornece base e subsídios para a obtenção de lucros e maior segurança no setor de sua aplicação.

Data: 29-11-2011

Link: Uma Abordagem Híbrida Para Identificação de Padrões de Escoamento Bifásico