Monografia Daniele de Almeida Dias

O USO DO SCRATCH COMO PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR EDUCACIONAL

Título [PT]: O USO DO SCRATCH COMO PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR EDUCACIONAL

Autora: Daniele de Almeida Dias

Palavras-Chave [PT]: Scratch, programação, ferramenta educacional, construcionismo.

Área de concentração:

Titulação:

Banca:

Prof. Gabriel Gerber Hornink (Orientador)

Prof. Luiz Eduardo da Silva

Profa. Leandra de Carvalho Nogueira

Resumo:

A sociedade atual exige cada vez mais profissionais em constante formação. Para acompanhar essa exigência, são necessárias mudanças nas escolas, principalmente, nos métodos de ensino. Deve-se permitir que o aluno construa seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. A informática é uma grande aliada nesse novo processo de aprendizagem, por meio de softwares educativos, pois possibilita o desenvolvimento, entre outras habilidades, da autonomia cognitiva dos alunos.

O Scratch se encaixa nessa proposta, pois é um software construcionista. Trata-se de uma linguagem de programação visual, que permite que os usuários criem seus próprios projetos multimídia, dos tipos: histórias animadas, jogos e projetos científicos. Por meio dele é possível aprender conceitos específicos de programação e, por meio da construção de projetos, é possível que o aluno passe a ser construtor de seu próprio conhecimento nas diversas áreas.

Considerando a defasagem do método de ensino atual e a importância que os computadores têm apresentado na educação, este trabalho tem como objetivo obter indícios, por meio de uma avaliação, de que o software Scratch pode ser utilizado como uma nova proposta multidisciplinar educacional. A avaliação foi realizada a partir de um curso de extensão de introdução ao Scratch e por meio da coleta de dados dos questionários respondidos pelos alunos. Os questionários avaliaram o contato que os alunos tiveram com o computador e com programação de computadores anteriormente ao curso e, também, abordaram questões de usabilidade e de viabilidade do emprego do Scratch como ferramenta educacional.

Data: 07 de Julho de 2015

Link: O USO DO SCRATCH COMO PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR EDUCACIONAL