Monografia Daniel Fernandes Rey

Análise do impacto das atualizações de fórmulas matemáticas em bibliotecas matemáticas digitais para a SearchOnMath.

Título [PT]: Análise do impacto das atualizações de fórmulas matemáticas em bibliotecas matemáticas digitais para a SearchOnMath.

Autor: Daniel Fernandes Rey

Palavras-Chave [PT]: SearchOnMath, Atualização de fórmulas, WebCrawler, DLMF, MathWorld.

 

Área de concentração:

Titulação:

 

Banca:

Prof. Flavio Barbieri Gonzaga (Orientador)

Prof. Evandro Monteiro

Profa. Mariane Moreira

 

Resumo:

Bibliotecas digitais como DLMF (Digital Library of Mathematical Functions) e MathWorld representam portais com uma grande base de dados de conteúdo matemático e que são disponibilizados livremente. Tais portais são dinâmicos, ou seja, ao longo de sua história recebem contribuições por parte de usuários e administradores. Assim, páginas (e consequentemente as fórmulas matemáticas contidas nas mesmas) podem ser excluídas, modificadas ou acrescentadas. Considerando o fato de que uma ferramenta de busca possui o conteúdo das páginas armazenado localmente (por exemplo, o Google possui uma cópia de todas as páginas que ele retorna na busca), saber com que frequência uma determinada página é modificada é um problema clássico na área de Busca e Recuperação de Informação. Isso porque se uma determinada página é modificada, e a ferramenta de busca não atualiza a sua cópia local, um usuário que busque por uma informação nova não a encontrará na ferramenta de busca, dado que o texto que a mesma possui ainda está desatualizado. O presente trabalho propõe uma análise inicial desse problema, da taxa de mudança de conteúdo, mas aplicado em fórmulas matemáticas. A motivação para o estudo é em função da ferramenta de busca por fórmulas matemáticas SearchOnMath (em constante desenvolvimento no LaReS). Para a ferramenta, mesmo que o texto de uma página sofra alguma modificação, como o foco da busca está na fórmula em si, se uma fórmula não tiver sido modificada, a ferramenta ainda será capaz de encontrá-la. Espera-se que a taxa de mudança de fórmulas não seja tão elevada quanto a taxa de mudança textual. Com isso, deseja-se testar o impacto de não atualização de uma base de dados composta por fórmulas, e a consequência dessa desatualização na qualidade da busca.

 

Data: 07 de Julho de 2015

 

Link: Análise do impacto das atualizações de fórmulas matemáticas em bibliotecas matemáticas digitais para a SearchOnMath