Monografia Vinicius Martins Viali

UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DE DIFERENTES FORMAS DE FECHAMENTO DE POSIÇÃO EM FORMADORES DE MERCADO NA BM&FBOVESPA

Título [PT]: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DE DIFERENTES FORMAS DE FECHAMENTO DE POSIÇÃO EM FORMADORES DE MERCADO NA BM&FBOVESPA

Autor: Vinicius Martins Viali

Palavras-Chave [PT]: mercado acionário, High-frequency Trading, estratégia de investimento, BM&FBovespa, formadores de mercado.

 

Área de concentração:

Titulação:

 

Banca:

Prof. Humberto César Brandão de Oliveira (Orientador)

Prof. Ricardo Menezes Salgado

Prof. Flávio Barbieri Gonzaga

 

 

Resumo:

Na bolsa de valores, os ativos com baixa liquidez não são muito atrativos para os investidores. Nesse contexto, os Formadores de Mercado, do termo inglês Market Maker, são agentes do mercado financeiro que tem por objetivo prover liquidez para os ativos e manter um baixo valor de spread. Esses formadores de mercado operam em alta frequência (High-frequence Trading – HFT) inserindo ordens em curtos períodos de tempo para aumentar a liquidez do ativo. Como os formadores de mercado não possuem interesse especulativo em preços futuros dos ativos, eles precisam fechar posição de suas operações para evitar correr riscos. Nesse contexto, o papel do fechamento de posição nas execuções das operações do formador de mercado é de extrema importância, visto que o formato do fechamento de posição pode trazer prejuízos para a operação.

Nesse trabalho foram estudados diferentes tipos de fechamento de posição para um formador de mercado e foi feita uma análise comparativa, com o objetivo de otimizar o funcionamento do formador de mercado.

 

Data: 12 de Fevereiro de 2014

 

Link: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DE DIFERENTES FORMAS DE FECHAMENTO DE POSIÇÃO EM FORMADORES DE MERCADO NA BM&FBOVESPA