Monografia Hiago Borges de Oliveira

Título [PT]: UM COMPILADOR, UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E UMA MÁQUINA VIRTUAL SIMPLES PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, COMPILADORES E ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Autor: Hiago Borges de Oliveira

Palavras-Chave [PT]: compiladores, aprendizagem de programação, arquitetura de computadores, simulador didático.

Área de concentração:

Titulação:

Banca:

Professor Luiz Eduardo da Silva (Orientador)

Professor Gabriel Gerber Hornink

Professor Paulo Alexandre Bressan

Resumo:

Nas fases iniciais dos cursos de computação, existe uma dificuldade, por parte dos alunos, para entender a relação entre os programas escritos em uma linguagem de  programação e os passos utilizados pelo computador para executar tal programa. Na maioria das vezes, tal dificuldade está associada ao alto nível de abstração utilizado no ensino ou, ainda, à falta de mecanismos para exemplificar tais processos. Já na disciplina de compiladores, nota-se uma certa dificuldade no aprendizado e falta de motivação do aluno devido à quantidade de técnicas complexas envolvidas na disciplina. Existem ferramentas educacionais cuja proposta é auxiliar no ensino destas disciplinas, porém tais ferramentas limitam-se ao ensino de apenas uma disciplina. Este trabalho apresenta uma ferramenta que oferece um ambiente integrado de desenvolvimento que possibilita ao aluno desenvolver, depurar e executar programas na linguagem Simples. O ambiente inclui um simulador para a Máquina Virtual Simples. O simulador tem o objetivo de exibir de forma gráfica o estado da memória interna e dos registradores da máquina virtual após a execução de cada uma das instruções do código-objeto carregado. Além das funções já citadas, a ferramenta pode, ainda, realizar a execução passo a passo do código Simples mostrando, a cada linha, qual é o código-objeto equivalente.

Data: 10 de Fevereiro de 2014

Link: UM COMPILADOR, UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E UMA MÁQUINA VIRTUAL SIMPLES PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, COMPILADORES E ARQUITETURA DE COMPUTADORES