Monografia Thales da Silva Coutinho

Estudo e Implementação de Inteligência Artificial Para Futebol de Robôs

Título [PT]: Estudo e Implementação de Inteligência Artificial Para Futebol de Robôs
Autor: Thales da Silva Coutinho
Palvras-Chave [PT]: Inteligência Artificial, Futebol de Robôs, RoboCup, Agentes Autônomos, Árvore de Decisões.

Área de concentração:
Titulação:

Banca:
Prof. Luiz Eduardo da Silva (Orientador)
Prof. Humberto César Brandão
Prof. Flavio Barbieri Gonzaga

Resumo:

O Futebol de Robôs se apresenta a comunidade científica com o intuito de ser um problema padrão para a pesquisa nas áreas de Inteligência Artificial e
Robótica. O problema consiste em realizar uma partida de futebol utilizando robôs como jogadores, este cenário envolve diversas áreas de conhecimento relacionadas.

A idéia por trás da adoção de um problema padrão é que isto possibilita que diversas teorias e técnicas sejam utilizadas, testadas e, por estarem sendo aplicadas a um mesmo cenário, facilmente comparadas. A pouco tempo atrás o Xadrez computacional era visto como um problema padrão pela comunidade científica, porém muitos acreditam que este problema já esteja resolvido. O Futebol de Robôs traz um cenário dinâmico de tempo real, muito mais complexo em relação ao Xadrez computacional, além de propor a utilização de inteligências em conjunto com o agente que deve utilizá-las: um robô.

Uma das iniciativas existentes para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento deste problema é o RoboCup Soccer Simulator 2d que realiza uma
simulação de um jogo de futebol entre robôs, excluindo a robótica e permitindo que apenas a área da Inteligência Artificial seja estudada e desenvolvida. Neste trabalho propomos a criação de uma inteligência artificial para este simulador utilizando uma árvore de decisões.

Data: 07-12-2011

Link: Estudo e Implementação de Inteligência Artificial Para Futebol de Robôs