Monografia Romulo Silva Campos

Definição das Disciplinas de Gestão de Configuração e Testes para o Processo de Desenvolvimento de Software do LP&D

Título [PT]: Definição das Disciplinas de Gestão de Configuração e Testes para o Processo de Desenvolvimento de Software do LP&D
Autor: Rômulo Silva Campos / Orientador: Prof. Rodrigo Martins Pagliares
Palavras-Chave [PT]: Testes, Gestão de Configuração, Integração Contínua.

Área de concentração:
Titulação:

Banca:
Prof. Rodrigo Martins Pagliares (Orientador)
Profa. Mariane Moreira de Souza
Prof. Humberto César Brandão

Resumo:

Qualquer projeto de desenvolvimento de software, seja ele de porte pequeno, médio ou grande, gera uma grande quantidade de informações e artefatos, sendo estes acessados e modificados diversas vezes ao longo de todo o ciclo de vida deste projeto. Por isso é desejável utilizar a Gestão de Configuração de software é para prover um ambiente controlado, onde as modificações estejam sendo gerenciadas.

As falhas de software são grandes responsáveis por custos e tempo no processo de desenvolvimento de software. Embora não seja possível remover todos os erros existentes em certa aplicação, é possível reduzir consideravelmente o número dos mesmos utilizando uma infra-estrutura de testes mais elaborada, que permita identificar e remover defeitos mais cedo e de forma mais eficaz.

Este trabalho investiga técnicas e ferramentas associadas à princípios de métodos ágeis e define as disciplinas de Gestão de Configuração e de Testes para o processo de desenvolvimento de software da Fábrica de Software do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da UNIFAL-MG.

Data: 27-06-2011

Link: Definição das Disciplinas de Gestão de Configuração e Testes para o Processo de Desenvolvimento de Software do LP&D