Monografia Guilherme Zampieri e Luiz Henrique

Levantamento de Requisitos para o Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Para o Ensino Superior

Título [PT]: Levantamento de Requisitos para o Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Para o Ensino Superior
Autor(es): Guilherme Augusto Zampieri e Luiz Henrique Xavier Carneiro
Palvras-Chave [PT]: 

Área de concentração:
Titulação:

Banca:
Prof. Tomás Dias Sant’ Ana (Orientador)
Profa. Mariane Moreira de Souza
Prof. Paulo Romualdo Hernandes

Resumo:

Nos últimos anos, é inegável o desenvolvimento das tecnologias de informação em todos os meios da sociedade. A evolução da internet tem mudado os hábitos da sociedade em diversos aspectos. O acesso à informação tem se tornado cada vez mais fácil e prático. A comunicação também foi facilitada em diversos aspectos. No presente contexto, ferramentas de educação passaram a ser desenvolvidas com base nestas tecnologias.

A necessidade cada vez maior de conhecimento contribuiu para a evolução do ensino a distância. O fortalecimento da infraestrutura de hardware e  software presenciados nos últimos anos permitiu o desenvolvimento de ambientes específicos para o ensino a distância. Atualmente, este tipo de ambiente é bastante comum em diversos níveis acadêmicos. Porém, muitas vezes os ambientes não são adaptados às reais necessidades do usuário. Além disso, como todo produto de software, tais ferramentas devem sempre estar sujeitas a avaliações, correções e evoluções.

O presente trabalho tem o objetivo de obter da literatura e dos usuários quais os principais problemas ainda enfrentados na utilização de ambientes de ensino a distância. Assim como analisar os problemas, pretende-se também analisar alternativas e tendências de como os usuários tem lidado com outras ferramentas da internet.

O crescimento das redes sociais, de ferramentas de compartilhamento de informações e ferramentas de comunicação em geral tem participação de grande parcela dos usuários da Educação a Distância – EAD. Desta forma, a análise destas ferramentas mostra-se essencial na evolução dos ambientes de EAD. A evolução entre destes sistemas deve ser decisiva na evolução das ferramentas de EAD utilizadas atualmente.

Data: 23-06-2011

Link: Levantamento de Requisitos Para O Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Para o Ensino Superior