Monografia Adriano Luis da Silva

Simulação Tridimensional de Sistema Estelar Binário Compacto

Título [PT]: Simulação Tridimensional de Sistema Estelar Binário Compacto

Autor(es): Adriano Luis da Silva

Palvras-Chave [PT]: Variáveis Cataclísmicas, Sistemas Estelares Compactos, Simulação Sistema Estelar.

 

Área de concentração:

Títulação:

 

Banca:

Prof. Paulo Alexandre Bressan [Orientador]
Profª. Juliana Maria Abreu da Silva Morbec
Prof. Luiz Eduardo da Silva
Prof. Artur Justiniano Roberto Junior [Co-orientador]

 

Resumo:

Sistemas Estelares Binários são conjuntos de estrelas que estão ligadas entre si pela atração gravitacional. Estes sistemas se caracterizam, geralmente, por estrelas que possuem diferentes densidades, ocasionando um acréscimo de material da estrela de menor densidade àquela que possui maior densidade. A importância destes sistemas pode contribuir para a compreensão de reações nucleares particulares, além de possibilitar o estudo do caminho evolutivo para a formação de um tipo específico de supernova.

Estudos e pesquisas realizados levam os astrônomos a terem consideráveis resultados, já que as observações desses sistemas são feitas, dentre outros, através de espectroscopia, fotometria e detectores sensíveis ao infravermelho. Segundo as características de um Sistema Estelar Binário, é dito que uma Variável Cataclísmica é um tipo particular do mesmo, sendo que a estrela de maior densidade é uma anã branca e a outra componente pode ser uma anã ou uma gigante.
A fim de se obter uma abstração visual para que cientistas e pesquisadores tenham um melhor entendimento, é proposto nesse trabalho a implementação de um protótipo para a simulação de Variáveis Cataclísmica, dado a natureza de sua complexidade. Este simulador permitirá a visualização tridimensional dos dados e o ajuste dos parâmetros do sistema para uma melhor compreensão.

 

Data: 16-06-2011

Link: Simulação Tridimensional de Sistema Estelar Binário Compacto