Estágio

Existe na UNIFAL-MG dois tipos de Estágio: o Obrigatório e o Não Obrigatório. O primeiro consta na Dinâmica Curricular do curso de graduação com carga horária mínima a ser cumprida em momentos específicos e definidos. O segundo tem um perfil menos exigente, tanto para o orientador quanto para os alunos, justamente para estimular a participação de todos, com o objetivo de fazer o aluno entrar em contato com as diferentes áreas de atuação do Bacharelado em Ciência da Computação. Os documentos utilizados para formalizar ambos os tipos de estágio podem ser encontrados em Regulamentações de Estágio na UNIFAL-MG.

 

Estágio Obrigatório

Tem por objetivo articular a teoria com a prática no processo de formação do Bacharel em Ciência da Computação, inserindo-o nos diferentes contextos de sua futura prática profissional, ocasião em que procurará articular sua formação prévia ao cotidiano da profissão.

O Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação poderá ser realizado em indústrias, empresas ou qualquer instituição que desenvolvam atividades baseadas ou suportadas em sistemas computacionais, devidamente credenciados para este fim preferencialmente, ou em outros locais, à critério da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Estágio.

A coordenação do Estágio é realizada por um professor coordenador, que avalia os estagiários. Estes últimos, porém, devem contar no local de estágio, com a colaboração e supervisão de profissionais experientes na sua área de formação e pertencentes à instituição receptora.

A Regulamentação de Estágio Obrigatório foi criada especificamente para o Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, e que apresenta em detalhes todos os aspectos relacionados à realização deste tipo de atividade.

 

Estágio Não Obrigatório

O Estágio Não Obrigatório tem por finalidade oferecer oportunidade de aprendizagem aos estagiários, constituindo-se em instrumento de integração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico cultural, científico e de relacionamento humano. Esse estágio pode ocorrer dentro e fora da UNIFAL-MG, mediante celebração de convênio e poderá ser realizado desde o primeiro até o último período do curso, inclusive.

Do mesmo modo que na primeira modalidade de estágio, existe a Regulamentação de Estágio Não Obrigatório do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e que apresenta em detalhes todos os aspectos relacionados à realização deste tipo de atividade.