Perfil do ingressante

Antes de escolher a carreira de ciência da computação, o ingressante precisa estar ciente de que o curso é muito mais do que ter afinidade com jogos, MP3 ou computadores. Os dois primeiros anos do curso de ciência da computação possuem muitas disciplinas que envolvem matemática e lógica.

O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para se envolver em muitas disciplinas que exigem esse tipo de raciocínio. As disciplinas básicas incluem cálculo, física, geometria, álgebra, fundamentos da computação e linguagens formais. O ingressante de estar preparado para se envolver também em atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano.

Geralmente, só depois do terceiro ano é que os futuros cientistas da computação terão contato com as disciplinas mais específicas do curso, que inclui formulação de projetos, linguagem de programação, engenharia de software, banco de dados, inteligência artificial, arquitetura de computadores, multimídia, computação gráfica, rede e sistemas etc.